A neurose, enquanto sintoma, é desencadeada no momento em que alguma coisa funciona como um não-possível de significado. Ou seja, a pessoa não tem estrutura para viver alguma coisa e, como defesa, inconscientemente, ela regride para um lugar onde se fica menos ameaçado. E essa regressão já é, por si, um deslocamento da realidade. Diante do insuportável, a libido retorna para um lugar onde há certa capacidade de significação possível. Isso também acontece na psicose.
Quando, por exemplo, o rei designou a Schreber o cargo de presidente do tribunal, isso o assolou muitíssimo, pois - inconscientemente - ele não se sentia capaz de ocupar tal função. O que significa dizer que, em certo sentido, seu psiquismo demandou representar algo que ele não suportava. É diante desta necessidade que se evidencia o processo regressivo na psicose de Schreber. Mas - diferente do neurótico - ele regride para um lugar onde a realidade toma uma potência invasiva, onde ele se fragmenta.
A psicose é um tipo de formação psíquica muito regressiva em que a pessoa tem uma desconexão muito acentuada com a realidade compartilhada. Ela não consegue entrar no jogo. Está ali na recusa da coisa, na incapacidade de aceitar a existência da realidade. Essas posições não são obviamente deliberativas. São constituições inconscientes que mandam notícias de uma castração que não foi efetiva, no sentido da impossibilidade de aceitar a impotência e a fragilidade. A aceitar que não se pode tudo.
Muitas vezes essas pessoas lidam com as outras, conversam e trabalham, mas vivem um mundo interno muito frágil. E se alguma coisa sai do lugar, elas facilmente desmontam. Em geral são muito solicitantes e demandantes dos outros. O delírio e a alucinação da dimensão psicótica, faz com que essas pessoas sejam tomadas como estranhas, esquisitas e loucas. Além de muitas vezes necessitar de intervenções mais intensas quando se está em episódios de surto que são, recorrentemente, inesperados.
Por fim, é possível dizer que existem muitas formas de manifestação psicótica e a psicanálise é sempre uma oportunidade de se escutar o psicótico e dar a ele a chance de se recolocar, se refazer, se inscrever dentro de um projeto desejante.
Equipe Psicanálise Descolada
Comments