Vivemos uma época em que a prática psicanalítica ocorre no tempo das mídias sociais, das transmissões online e até mesmo das sessões realizadas à distância, por meio de câmeras e som. É um cenário que nos desafia a repensar a criação de conceitos e a transformar a visão da clínica psicanalítica.
Uma dessas ideias é a economia total, que resgata o caráter econômico da metapsicologia freudiana. Esse conceito nos convida a refletir sobre como trabalhar em favor de nossa economia psíquica, física, sintomática, desejante e energética. Ao compreender essas dimensões, uma pessoa pode adquirir maior clareza sobre seus desejos, suas dificuldades e o que pode transformar em si mesma.
Outra ideia importante é a de purga-ação. Inspirada no conceito de catarse, ela sugere a necessidade de limpar e eliminar dimensões de invasão e toxicidade. No entanto, a ação é o ponto central: tornar-se ativo nesse processo. Isso só é possível quando o inconsciente se desvela, quando conseguimos estabelecer ligações e construir pontes que tornam a purga-ação clara e viável.
A ideia de fluxo-self combina o fluxo do princípio do prazer e das energias livres com a responsabilidade individual de ser e acolher aquilo que nos acomete. O self, nesse contexto, é um conceito amplo, que transcende o ego e as defesas, permitindo uma visão mais abrangente e profunda da experiência psíquica.
Nesta esteira, torna-se sine qua non pensar a dimensão do núcleo de defesa narcísico (NDN), uma vez que ele é essencial para a organização psíquica e para a superação de sintomas. Sem uma estrutura narcísica sólida, que permita curar feridas e organizar-se internamente, o ser humano se enfraquece e se desorienta.
Há, também, a trans-cisão: para além da cisão e da transferência, a trans-cisão propõe um movimento que considera as divisões internas da experiência de vida, mas que as coloca em um fluxo ativo. Essa ideia repensa a transferência, ampliando-a e inserindo-a em um dinamismo mais vigoroso.
Essas são as cinco ideias fundamentais para a clínica psicanalítica em 2025 que serão trabalhadas no dia 18 de dezembro, às 20h30, em uma aula ao vivo no YouTube. E será um prazer que você esteja conosco.
Inclusive, para ativar o lembrete é só clicar aqui.
É isso. Cada fim de ano traz consigo o encerramento de um ciclo. E a Psicanálise Descolada tem trabalhado diariamente e com dedicação para trazer ideias, conceitos e reflexões sobre a psicanálise de hoje: uma psicanálise transformada, uma psicanálise contemporânea. Convido você a fazer parte desse estudo e dessa reflexão coletiva. Juntos, podemos ler a psicanálise em sua atualidade, compreendê-la melhor e descobrir sua função em um mundo tão excitante quanto desafiador.
Com meu abraço,
Carlos Mario Alvarez
Comments