com o Psicanalista
Carlos Mario Alvarez
Olá pessoal! Bem-vindas e bem-vindos a nossa sessão de Filmes!
Compartilharemos aqui sugestões de filmes, séries e documentários que serão comentados e analisados em aula em nosso evento mensal CINEMANÁLISE.
Disponibilizaremos o trailer e a plataforma de transmissão que encontrarmos para cada filme.
CINEMANÁLISE: modalidade de encontro criada pela Psicanálise Descolada destinada a trabalhar os temas do curso, através de comentários e análise de cenas do filme selecionado. Modo dinâmico e com fortes efeitos de ampliação e melhor introjeção dos conceitos trabalhados no curso. Momento singular onde cinema, direção e arte se encontram na mesa de trabalho do Psicanalista Carlos Mario Alvarez que, como de hábito, costuma mostrar um Outro filme. É a Psicanálise em expansão acontecendo em tempo Real, com a participação dos inscritos.
A Psicanálise e o cinema podem colaborar mutuamente. A ficção, o fantástico e as dimensões dramáticas - alegres, tristes e instigantes, dentre várias! - estão presentes na vida das pessoas. Tela do cinema e divã portam - cada qual, à seu modo, - de maneira cifrada, enigmática e pictórica o universo imaginário que reproduz experiências vividas e desejadas entre as pessoas. A trama - neurótica ou não, verdadeira ou falsa - está presente na fala do analisando tanto quanto nos roteiros, fotografias e trilhas sonoras de um filme. A vida imita o filme? A arte imita a vida? o que dizer dos processos de Identificação entre personagens/atores e público? Aprendemos a desejar como intui a direção de uma película? Um filme pode mudar o destino de uma vida tal qual uma análise pode? Questões não faltam quando se trata de pensar Psicanálise e Cinema.
Sugestão de Filme
No Cinemanálise do Módulo: Amores Impossíveis. O Psicanalista Carlos Mario Alvarez, comentou o filme O último tango em Paris, do diretor Bernardo Bertolucci.